sexta-feira, 5 de março de 2010

"The War Game" (BBC,1966)

Por Luiz Eduardo Silva Parreira

O século XX foi a adolescência da humanidade. Nesse período se abusou de tudo, se fez de tudo. A pior delas, depois do Comunismo1, - sem dúvida alguma - foi o jogo denominado Guerra Fria, no qual os "players" podiam literalmente torrar o planeta mais de 10 vezes, se algum deles pensasse que outro estivesse despejando milhares de ogivas nucleares sobre sua cabeça.


Foi justamente o medo da retaliação nuclear que impediu que essa guerra de nervos esquentasse.


Hoje, mais de cinquenta anos depois, muitos não entendem o porquê se tenta desestimular o Irã de fabricar sua bomba atômica. Após décadas tentando controlar a disseminação de armas nucleares em todo país que via nesse ato um gesto de poderio, de grandeza; deixar extremistas religiosos no controle de tamanho poder é voltar à insegurança que se vivia em 1960. Um preço caro demais.


O docudrama (termo terrível) feito pela BBC, em 1966, "The War Game", mostrou com tamanho realismo como seriam as consequências de um ataque nuclear na Inglaterra, que sua veiculação só foi permitida mais de 20 anos depois.


Horror atrás de horror. Para se ter uma ideia, quem morresse nos primeiros instantes da guerra nuclear poderia ser considerado um sortudo! Os que sobrevivessem, teriam de lutar contra radiação, ondas de choque, tempestades de fogo, milhares de mortos nas ruas, falta de alimento, de remédios e de esperança.


Evacuações forçadas pelo governo de Sua Majestade separariam famílias que, quiçá, jamais voltariam a se ver. A prioridade era dar sobre vida àqueles que poderiam reconstruir o país no futuro; portanto, crianças (força de trabalho) e mulheres (reprodutoras). Os homens de 18 anos em diante, seriam empregados nos combates militares e no controle dos inevitáveis distúrbios civis por comida e abrigo.


Importante destacar que o documentário mostra os efeitos - além dos físicos - psicológicos numa geração de pessoas que teria a responsabilidade de reconstruir a sociedade em que viviam quase que da estaca zero.


Enfim, lamentavelmente, é um documento atual, pois, agora, serve de reflexão para que se apóie os atos mundiais que visam impedir que o Irã obtenha sua força nuclear.


------
1 - Textos sobre o comunismo podem ser lidos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário