sábado, 6 de março de 2010

"Altered Statesmen: Churchill", (Discovery Channel, 2007)

Por Luiz Eduardo Silva Parreira

O Discovery Channel já foi imperdível. Mas, vez por outra, se redime e transmite documentários sensacionais.

Um desses é o "Altered Statesmen". O objeto da série é mostrar o "backstage" da vida de grandes líderes mundiais; o seu lado humano, fraco, titubeante. E o primeiro episódio não poderia ter escolhido pessoa melhor: Winston Churchill.

O episódio deslinda fatos como o forte temperamento de Churchill, seus problemas com o que denominava "black dog" (sua depressão), a tentaçã etílica e o ponto mais controvertido: sua suposta personalidade bipolar.

Mas, controvérsias à parte, esta biografia - um tanto psiquiátrica - de Churchill revela aquilo que sempre admiriei nele: venceu, chegou onde queria, sempre se mostrando e sendo um ser humano; não escondendo seus defeitos (não que os quisesse mostrar, apenas não conseguia escondê-lo).

Não pretendia passar a idéa de um super-homem ou um predestinado, como Hitler. Ao reverso, sua ambição (coisa totalmente diferente de ganância) sempre o impulsionava a pensar grande. E se tornou aquele que ousou desafiar Hitler em 1940, quando a Alemanha parecia invencível, dando esperanças de que os nazistas podiam ser derrotados.

Ou seja, só conseguiu isso porque o Churchill que existia na sua cabeça se materializou quando se elegeu primeiro-ministro inglês.

Entretanto, isso não aconteceu por acaso. Foi uma luta constante do homem Churchill atrás de si mesmo. Errou várias vezes, perdeu outras tantas batalhas da vida, mas no final, não só conduziu a Grã-Bretanha à vitória, como voltou para uma segunda estada em "10 Downing Street", desta vez advertindo o mundo contra o perigo comunista. O termo cortina de ferro, aliás, foi cunhado por ele, no seu discurso proferido no Westminster College, no Missouri, em 5 de março de 1946 e que pode ser lido aqui.

Um ótimo documentário, que faz com que se admire ainda mais este grande estadista do Século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário